Seu relógio é resistente ou a prova d’água?

Relógios Resistentes a água ou a prova d’água?

Se você curte relógios, já se perguntou qual é a diferença entre um relógio resistente a água e a prova d’água.

Não se preocupe, neste post acabaremos finalmente com essa dúvida!

Os relógios classificados como resistentes a água são aqueles com uma vedação mais simples. São ideais para atividades básicas, como lavar as mãos ou sair na chuva. São modelos ideais para quem não pretende expor seus relógios a um contato prolongado com a água.


Para exemplificar segue abaixo 2 modelos que são resistentes à água e que estão super na moda!!!


      Relógio Casio Vintage  A168WEGC-3DF                 Relógio Casio Vintage A168wec-3df

   


Por outro lado, um relógio considerado a prova d’água foi fabricado para ter uma vedação e um sistema de funcionamento aptos para uma exposição prolongada à água.

São os modelos que geralmente são desenhados para quem surfa, mergulha, faz natação e etc. Segue abaixo alguns modelos:


 

       Relógio Casio G-shock Masculino GA-700-1ADR           Relógio Casio G-shock Masculino GA-140-2ADR


                         




Desta forma, se faz necessário entendermos o que é ATM e sua classificação para sabermos exatamente qual atividade é indicada para cada relógio a prova d’água.

Todo relógio a prova d’água te indicará a quantidade de atm que ele suporta; em alguns casos essa indicação fica no manual do usuário, em outros modelos você encontrará na parte traseira ou até mesmo no visor do seu relógio.

Mas afinal o que é esse tal de ATM???

 A ATM (atmosférica física) é uma unidade de medida da pressão atmosférica. Em palavras simples, é a força que o ar exerce sobre tudo na terra. Essa unidade de pressão é utilizada para avaliação de equipamentos de mergulho e uso embaixo d’agua. Assim é fácil a conversão dela para metros de coluna d’água.

No caso dos relógios, a função do ATM é te indicar quão exposto a água seu relógio pode estar, e o quanto de pressão embaixo d’água ele irá aguentar.

Para facilitar vamos por como ponto de partida a superfície (nível do mar), onde a nossa altitude em relação ao nível do mar é próxima de 0. Convencionou-se que neste marco zero nós sofremos uma pressão atmosférica de 1ATM.

Desta forma, quanto mais profundos irmos na água mais pressão iremos sofrer. Assim, estabeleceu-se que a cada 10 metros que mergulhamos nós sofremos 1 atm de pressão do ar + 1 atm de pressão de água. Sendo assim, se mergulhamos 20 metros, estaríamos sofrendo uma pressão de 3 ATM.

O importante é salientar que estamos em um relevo. Há pontos mais altos e mais baixos que o nível do mar. Para medir com exatidão quanto de ATM estamos sofrendo outras variáveis. Também são importantes tais como a temperatura, a continentalidade, a latitude, altitude, densidade do ar e etc.

Por conta disso, determinou-se por meio de pesquisas o quanto de exposição à água cada tipo de vedação de relógio suportaria, de modo que podemos dizer que os relógios são separados em grupos de resistência à atm como veremos na tabela a seguir:


*A tabela acima está disponível em vários canais da internet. Não somos responsáveis por ela, e não sabemos para quem atribuir referência.

Por conta disso, no Brasil, para revenda de relógios apenas consideramos como a Prova d’água relógios que são a partir de 10 ATM, sendo considerados assim, apenas resistentes a água relógios de 1 a 10 atms.

Abaixo alguns modelos e sua capacidade em atm.


 Relógio Champion Rainbow CN29883E (3atm)                      Relógio Mormaii MOPC21JAH/8P (5atm)


       


            Relógio Acqua Pro MO3670/8Y (10 atm)                      Relógio Casio G-Shock GD-120CM-5DR (20 atm)


                             




Agora que entendemos o que são os atm do seu relógio e qual a diferença de um relógio resistente a água para um relógio a prova d’água vamos para algumas dúvidas frequentes.

Eu posso tomar banho com o meu relógio ?

R: Nós da Cia dos Relógios sempre indicamos aos clientes que sigam as orientações do manual do usuário para um prolongamento da vida útil do seu relógio.

Por mais vedado que um relógio seja, NENHUM é a prova ao vapor produzido durante o banho, o que pode gerar gotículas internas no visor do seu relógio. Além disso outro fator que prejudica seu relógio são os produtos químicos utilizados durante o banho, como shampoo,condicionador, sabonete e produtos desse tipo.

Isso não significa que no seu primeiro banho com o relógio ele irá estragar, mas a cada banho que você tomar com ele,  você estará diminuindo a vida útil dele.


A água irá corroer minha pulseira ?
R: O prejudicial à pulseira serão os produtos químicos usados nela, esses sim podem em alguns casos prejudicar e corroer a sua pulseira.


Meu relógio resiste a 30 atm mas entrou água nele, por quê ?

R: Na maioria dos casos isso ocorre porque o portador do relógio tentou alguma regulagem do relógio em baixo d’água.

Sempre que aperta os botões de regulagem nessas condições você cria um vácuo entre a vedação e o mecanismo do relógio. Desta forma permite a entrada da água no maquinário.

O que sempre alertamos aos nossos clientes é seguir as orientações de uso do manual do usuário. Assim o tempo de vida útil de seus relógios é prolongado.